Vamos falar de tudo... mas principalmente de boas idéias. Quero ver as suas...

domingo, fevereiro 10, 2008

BOICOTE A GOL LINHAS AÉREAS




Texto retirado do site www.pescarte.com.br

CARTA ABERTA SOBRE ABAIXO-ASSINADO À GOL

A partir de setembro de 2007, um grupo de 965 pescadores esportivos brasileiros, apoiados por diferentes sites e veículos da mídia, iniciou um movimento contra a cobrança de R$ 100,00 (cem reais) por viagem, feita pela companhia aérea GOL para o transporte de tubos de varas de pesca. Eu, Ezequiel Theodoro da Silva, me prontifiquei a levar adiante a preparação, organização e entrega dos documentos à GOL, servindo como interlocutor do diálogo visando a uma solução amigável à questão. Seis meses passados desde que assumi essa função em prol do segmento, eis o que posso concluir e conclamar aos amigos:

# A GOL TRANSPORTES AÉREOS É SURDA!!

Enviamos ofício impresso - por correio com AR - em nome dos pescadores à Presidência da GOL, que acusou por AR o recebimento do abaixo-assinado, mas ficou sem resposta. Trocamos dezenas de mensagens com a Central de Atendimento ao Cliente dessa empresa, sem resposta. Enviamos mensagens ao Comandante João Boute daquela empresa (a pedido dele), sem resposta. Enviamos mensagens a Fernanda Secco (a pedido dela), do Departamento Comercial, sem resposta. Postergaram, enrolaram, cozinharam e jamais enviaram um posicionamento a respeito da nossa solicitação.

O surdo intencional, muito comum no Brasil de hoje, somente ouve aquilo que lhe interessa, não tem sensibilidade e nem carater. O seu comportamento é movido pelo cinismo e nunca pelo profissionalismo. Por ser movido pelos seus interesses pessoais e perder de vista o interesse comum e público, é anti-ético e imoral. Sem dúvida, um ser sem rosto, um aproveitador-usurpador.

Nunca é demais lembrar que, no Brasil, o transporte de qualquer natureza é um direito do cidadão e que as empresas são sempre concessionárias, sendo a elas outorgadas pelo Governo a permissão pelos transportes nacionais, com lucro calculado e não com lucro escrochante e sem limites.

# A GOL NÃO É UMA LINHA AÉREA INTELIGENTE, COMO DIVULGA POR AÍ

Há uma diferença muito grande entre inteligência e esperteza, para não dizer malandragem ou gatunice. A GOL faz cobrança de taxa de 100 reais que não consta em contrato de serviço aéreo e não fornece nota fiscal da taxa cobrada. Além disso, talvez se orgulhe de ser a única empresa aérea do Brasil - e do mundo - que cobra pelo transporte de equipamentos de pesca.

A cobrança dessa taxa é burra porque gera sentimento de ódio no consumidor no momento do pagamento; é burra porque nenhuma outra linha áerea cobra por esse serviço; é burra porque dificulta o turismo de pesca no Brasil; é burra porque não se fundamenta em nenhuma orientação de bom-senso e respeito, a não ser o lucro fácil; é burra porque mexe com os brios do pescador esportivo, tomando este como um consumidor passivo, boboca, que não conhece os seus direitos e as suas defesas.

# A GOL NÃO MERECE RESPEITO DOS DESPORTISTAS DA PESCA

Ao ser interpelada por um documento com 1000 assinaturas, a GOL virou as costas, não se prontificou ao diálogo (SEQUER PARA DIZER NÃO ), olhou para seu próprio umbigo e produziu indiferença. Ora, de nossa parte, ao longo de 6 (seis) meses tentamos obter uma resposta através de e-mails e telefonemas, mas a empresa deu de ombro, manifestando dessa forma a sua indiferença a um significativo grupo de amantes da pesca que necessitam de transporte aéreo para chegar às regiões pesqueiras do país.

Todos os registros de nossa tentativa de diálogo encontra-se no link http://www.pescarte.com.br/gol.htm, que ficará no ar como prova dessa indiferença da GOL frente ao nosso pedido. Como um registro de luta dos pescadores esportivos pelos direitos como cidadãos, consumidores, turistas e desportistas.

CONCLAMAÇÃO AOS PESCADORES ESPORTIVOS BRASILEIROS

Quem assinou o documento poderá, se quiser e se tiver o mínimo de vergonha na cara, se pautar pelas seguintes atitudes:

- Nunca mais viajar pela GOL para nada: boicotar em todas as circunstâncias e fazer a contra-propaganda na mesma proporção em que ela nos deixou a ver navios.

- Eliminar defintivamente a GOL da esfera do seu turismo de pesca, lembrando que ao preço da passagem dessa essa empresa devem ser adicionados R$ 200,00 (duzentos reais), sendo 100 reais para a ida e 100 reais para a volta.

De minha parte, dou por encerrada a minha participação como interlocutor da lista de abaixo-assinado junto à GOL para uma tentativa de solução do problema. Agradeço sinceramente os amigos Kruel (APEGO), Zeca (Caterva), Tchello (FishPoint) e todos que assinaram o Abaixo-Assinado pela confiança em mim depositada aos longos dos encaminhamentos.

Aqui na intimidade desta mensagem e falando olho-no-olho com os pescadores que lêem, confesso a minha total frustração e decepção frente à atitude da GOL LINHAS AÉREAS, pois ela demonstrou ser uma empresa de mentalidade estreita, espertalhona e outros nomes que não canso de repetir internamente para mim mesmo...

Atenciosamente, com carinho e amizade de sempre

EZEQUIEL THEODORO DA SILVA
Campinas, SP

Importante: Através de banner, estou fazendo protesto através do site do IPPEPPE-BR-PESCARTE. Que os demais veículos, se também estiverem com seus brios feridos e se pensarem criticamente nos interesses do nosso segmento, façam o mesmo - creio que a pesca esportiva nacional merece mais respeito e dignidade!

5 Comments:

Blogger Amazonidas said...

Caro Amigo

Não sou pescador, mas me solidarizo com a classe e,a título de sugestão se já não foi direcionada para as comunidades na internet, faça-o, não dê tréguas, eles são como vampiros. Se a cobrança não consta em lugar nenhum, vá à justiça, incomode. BOTE A BOCA NO TROMBONE, como está fazendo. Mande cartas sociais, para quem de direito toda semana. Custam R$ 0,01, e vc pode mandar 10 cartas por dia. Vá em frente.

11:07 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Vocês estão corretíssimos. A Gol parecia que era uma empresa inteligente, mas é burra quando a gente não consegue conversar por telefone e nem resolver problemas pelo site deles que já foi razoável. Tive de cancelar um vôo pelo qual já tinha pago e não consigo utilizar meu crédito para comprar outra passagem pela internet, a não ser que eu o faça no balcão em Confins com uma taxa adicional de R$360,00!!!!
Por mais que eu tente não consigo falar com ninguém deles. Estão crescendo sim, mas se Deus quizer irão para o buraco que merecem!

1:41 PM

 
Anonymous Anônimo said...

gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões
já viajei muitas vezes com a gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões. Sempre tem qualquer cosia que dá errado com eles. Não vou falar aqui sobre dois assuntos de reclamação de mala rasgada porque a ultima é de natureza digna de um brasil com reputação.
No dia de viagem de palmas para são paulo o balconista de check in não autorizou a despachar a minha bagagem de mão obrigando-me a colocar a mesma na carga adiantando estar com pesso acima do permitido. Mesmo depois de eu retirar o meu notebook e notas de dinheiro, com o peso já reduzido, não autorizou. Mesmo estando viajando acompanhado com minha filha bebé e minha esposa, não autorizou. O vôo estava esperando por mim sendo acompanhado até porta de saída para o vôo por pessoal gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões. Quando cheguei a são paulo a bagagem vinha com o ziper aberto. Imediatamente chamei um funcionário gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões e abri a mala na sua presença. Roubaram-me dinheiro em cerca de uns R$25,00, roubaram-me um cartão de debito, roubaram-me um DVD player, roubaram-me outras coisas mais. Fiz reclamação com várias entidades da gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões, policia, agencia que fiscaliza as empresas aéreas, etc. Mas a gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões nunca me pagou nada, pelo contrários assumiram-se canalhas, ladrões e brasileiro de primeira categoria bandidagem. Por este meio colocarei em tantas páginas de internet, jornal e outros meios esta noticia para alertar o pessoal a não viajar com gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões

1:29 PM

 
Anonymous Odenir said...

Esta foi a reclamação que enviei para a GOL site da Gol em 19/09/2009 e até o presente momento não recebemos retorno.

"À Ouvidoria da Gol Linhas Aéreas

Eu e minha esposa Miralda desembarcamos do vôo CM 796 Y da COPA AIRLINES, procedente do Panamá e embarcamos neste referido vôo, conexão para nosso destino final (Curitiba), ocupando os assentos 28D e 28E.
Após o embarque tivemos que esperar ainda uns 50 minutos dentro da aeronave até que esta decolasse. Desde o início do vôo a aeronave passou a balançar devido a turbulências na rota, permanecendo assim até quase o final deste, e por este motivo não foram realizados os habituais serviços de bordo.
Minha esposa estava sentindo-se mal e precisava de um copo de água e a uns 15 minutos do pouso, observando que a turbulência estava cessando, acionou o botão de chamada de serviços de bordo, sendo então atendida por uma das comissárias que lhe perguntou de forma ríspida do que estava precisando. Ao receber o pedido de minha esposa esta se recusou a atendê-la justificando que não poderia fazê-lo naquele momento, pois poderia colocar em risco tanto a ela como aos demais passageiros. Minha esposa educadamente insistiu no pedido argumentando que precisava muito da água e que não via nesta ação tal fator de risco mencionado. A comissária respondeu-lhe novamente, e de forma mais ríspida ainda (gritando), denotando total falta de profissionalismo no trato com passageiros, dizendo que não atenderia seu pedido e que não lhe chamasse mais para isto.
Minha esposa, chocada com a referida atitude, agradeceu-lhe pela atenção dispensada.
Quatro minutos após, inesperadamente a referida comissária dirigiu-se a ela oferecendo-lhe o copo de água solicitado.
Eu, e é claro, mais ainda minha esposa, sentimo-nos constrangidos diante dos passageiros que presenciaram o fato. Estamos deveras chocados e exigimos a retratação por parte da GOL bem como as devidas providências em relação a citada "profissional".
Aproveito ainda para informar que este não se trata de um fato isolado, pois já tivemos decepções anteriores com serviços de GOL no que se refere a profissionalismo no trato com passageiros.


Atenciosamente,


Odenir"

Eu e minha esposa não voaremos mais por esta empresa e sempre que pudermos citaremos o fato para alertar aos nossos colega e amigos.

4:37 PM

 
Blogger Fabio Santos said...

Cheguei ao ponto de obter o status Diamante no programa smiles. Mas, quando se viaja muito com quem nao vale a pena, sofre-se muito tambem... Abandonei a fidelizacao, apesar de todos os 'pseudos-beneficios'. E nunca tive uma resposta das minhas reclamacoes que nao fossem naqueles modelos pre-fabricados. Mesmo possuindo um diferencial para atencao da empresa. Lamentavel, mas nao gasto um centavo com esta empresa. Mas atencao, a Tam eh igualzinha! La sou Vermelho e nela soh uso seus sevicos para omexterior na executiva. E pasmem, o desinteresse na qualidade do atendimento eh identIco...

3:33 PM

 

Postar um comentário

<< Home