Vamos falar de tudo... mas principalmente de boas idéias. Quero ver as suas...

quinta-feira, novembro 06, 2008

FILOSOFANDO - O QUE ACONTECE COM O MILHO QUANDO VIRA PIPOCA?

Hoje, ao entrar no Caterva.com.br (fórum de pescaria) me deparei com um texto onde muitos achavam lindo, uma lição de vida... e outras coisas. Mas eu ví um texto completamente diferente, de um egoismo sem tamanho. O que vocês acham? Leiam...

Por acaso você já parou para reparar o que acontece com o milho de uma pipoca?

Essa pergunta pode soar um tanto estranho, contudo, há uma lição muito importante que podemos aprender se entendermos o que realmente acontece com esse milho.

O Milho de pipoca é uma "pedrinha" pequenina, encruada e muito dura!!! E se nunca passar pelo fogo vai apodrecer e "morrer" com estas mesmas características, sem mudar absolutamente nada. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.

Poderia parecer desesperador se tivéssemos como "medir" o medo e o sofrimento deste milho sabendo que vai ser "queimado" numa panela em alta temperatura.

Mas é justamente quando vem esse fogo e a alta temperatura que ocorre uma grande transformação na vida deste milho, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece.

Aquele milho que era duro e encruado, transforma-se numa bela pipoca, macia e muito bonita...

Aquele milho que era pequenino, cresce e desabrocha ficando muito maior do que era antes...

Agora, aquele milho é completamente diferente do que era antes, transformou-se em algo que ele nunca havia sonhado em se transformar.

Essa observação sobre o milho da pipoca serve justamente para compararmos com nossa vida e nossas dores. Assim acontece conosco também, as grandes transformações não acontecem quando ficamos parados, sem mudar nossas características e nosso entendimento sobre a vida.

O meu ponto de vista sobre o texto:
Alguém já pensou que talvez o Milho nunca tivesse escolhido a tal panela ou mesmo o fogo se tivesse sido consultado?

A pipoca pode ser linda e gostosa aos olhos dos humanos, mas talvez ao ponto de vista do milho poderia não ser nada agradável.

Eu sinceramente achei este texto muito egoista, pois a metáfora não se aplica, dado que a mudança do milho em pipoca se deu por um fator que não dependia do próprio milho e a condição de duro e de coitado implicada a ele é apenas uma visão humana que julga a pipoca mais agradável.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ai zeca...pegou pesado...e quer saber? vc tem razão. Eu nunca tinha lido este texto sob esta ótica. bacana.

3:37 PM

 
Blogger Alexandre Estanislau said...

Exatamente Danny. Fui lendo e pensei. O destino de um milho é se tornar uma nova planta, e não uma pipoca.

7:16 PM

 
Anonymous Anônimo said...

sobre o milho virar pipoca do ponto de vista humano eu até concordo, mas vc já pensou pelo lado de que a gente não pode escolher os obstáculos pelos quais passamos durante a vida? ninguém escolhe passar por dificuldades e sofrimento e mesmo assim todos nós passamos, e aqueles sábios ainda aprendem e crescem com isso. olha que bom! então entendo a metáfora da pipoca mais como um desabrochar do milho mesmo.

4:34 PM

 

Postar um comentário

<< Home