Vamos falar de tudo... mas principalmente de boas idéias. Quero ver as suas...

terça-feira, junho 06, 2006

ESSA TAL DE WEB 2.0

Muita gente tem falado na Web 2.0 e pouca gente tem feito algo realmente interessante aqui no Brasil. A algum tempo já escuto sobre web standards e só agora é que seu uso está sendo realmente fundamental.
Tenho estudado muito a respeito do uso destas novas tendências e acho extremamente interessante pensar em como tudo isso poderia entrar nas empresas e se tornar prática comum. Alguns sites, como a Amazon.com, já utilizam este conceito a tempos e isto a tornou tão valiosa. Mas olhando para o que temos aqui no Brasil, onde poderiamos usar este conceito de forma plena?

Em minha palestra na Semana da Comunicação Digital, promovida pela UNI-BH, universidade em que sou professor de Direção de Arte, eu toquei neste assunto colocando a idéia de utilizar estes conceitos em projetos comerciais. Surgiram alguns comentários muito interessantes que eu acho prudente discutir aqui.

Será que todo mundo vai realmente colocar conteúdo interessante ou mesmo complementar o que está escrito ou não vai passar de um "legal" ou um simples "gostei"?

Penso (e espero) que com o tempo as pessoas estarão mais educadas e vão perceber que a opinião delas vale e que dividi-la com outras pessoas você aprenderá ainda mais. Este conceito não é, nem de longe novo, já foi descrito por vários autores e vai continuar valendo por muito tempo, pra não dizer para sempre.

Mas temos que tomar muito cuidado pra não tentar colocar tudo com ambiente colaborativo. Assim como uma vez todos as peças gráficas, não interessava pra qual cliente, tinham a cada do David Carson, temos que tomar cuidado pra não "forçar a barra".

Imagina o site da padaria do seu Joaquim com uma área para você comentar sobre o pão. Então, só porque é bom não significa que será pra todos os projetos.

Hoje recebi um e-mail que gostei muito. Meu irmão me enviou uma matéria interessante que vou postar aqui porquê não tenho o link e nem a fonte.

"Web 2.0 flerta com as empresas

Será que a web 2.O, com sua democrática mania de compartilhamento e colaboração, vai pegar logo no mundo dos negócios?

Tem gente apostando que sim. Entre eles, Ray Lane. Se você observa a Oracle de perto, ouviu falar dele. Lane foi presidente da empresa e seu principal cara de operações durante vários anos. Era a única figura, lá dentro, que podia falar de igual para igual com Larry Ellison.

Nesta encarnação, Lane é um venture capitalist, isto é, trabalha na Kleiner Perkins Caufield & Byers, talvez a companhia de investimentos de maior prestígio na detecção de startups de futuro promissor.

Pois bem, Lane embarcou com tudo na web.2. O que ele prevê? Que essa nova internet vai transformar a maneira de o mundo corporativo encarar a tecnologia. Grandes e caros projetos de TI, de três anos de implantação, serão substituídos por serviços online, com ciclos de seis meses, no estilo da Salesforce.com, no seu entender.

Ganhos de produtividade como os garantidos pela Salesforce, Skype e mensagens instantâneas, diz ele, já mudaram a face dos negócios hoje em dia, e o conteúdo gerado pelos usuários, podcasting e networking social mudarão muito mais.

Essas declarações estão no site da BusinessWeek, numa entrevista interessantíssima, que você pode acessar em http://www.businessweek.com/technology/
content/jun2006/tc20060605_641388.htm
. Vale a pena ler. Lane torce para que CIOs conservadores não ajam agora como agiram trinta anos atrás com o PC, considerando-o um brinquedinho e preferindo ficar longe dele. Se você tem interesse em entrar em contato com Lane, é fácil: o e-mail está à disposição no site da KPCB - é rayl@kpcb.com."

E então, qual a sua opinião sobre isso?
Vai ser um simples "gostei" ou algo realmente interessante?