Vamos falar de tudo... mas principalmente de boas idéias. Quero ver as suas...

segunda-feira, setembro 01, 2008

VAMOS FALAR DE CRIATIVIDADE

A algum tempo atrás eu havia postado aqui um link para o site de lançamento do celular N95 da Nokia. E este projeto é da FarFar, e sábado tive o prazer de conhecer um dos donos. Que em uma passagem relâmpago pelo Brasil - umas 8 horas - deu uma palestra sensacional. Ao final da palestra aconteceu uma mesa de debates onde as pessoas podiam fazer perguntas. E o André Matarazzo foi o mediador. Em meio a algumas perguntas surgiu uma que sempre aparece. Como fazer para vender projetos tão malucos e inovadores como estes que vimos aqui e como é convencer o cliente a comprar a idéia? Pois bem, a resposta eu já sabia... O Nicke respondeu que em geral as empresas que procuram a FarFar querem uma coisa diferenciada, e a espectativa deles é justamente que eles vão para um caminho diferenciado. Então depois de um tempo você só estará trabalhando com projetos diferenciados.

E durante as respostas e comentários sobre este tema ele disse que a um tempo atrás ele RECUSOU a conta da Rebook. Simplesmente pelo fato de estarem tentando direcionar tudo o que estava sendo feito para uma linha que não era a intenção da agência. E outra coisa que gostei de ouvir. Ele comentou assim, se existe é que alguém já fez. Se já foi feito eu não quero fazer. Bem, poder trabalhar assim é o sonho de muitos, mas sinceramente... a pressão de se fazer o melhor todos os dias não é fácil. Então eu me lembrei de uma frase que ouvi na faculdade.

Criar uma peça fantástica é fácil, manter a média por anos é quase impossível. Bom, ouvi isto e eu estava no 7º período eu acho. E depois quando abri a Bolt é que fui sentir na pele. Com 6 meses de empresa conseguimos a conta do Shopping DiamondMall. E de primeira nossos dois trabalhos para eles foram Grand Prix e Ouro no Clube de Criação de Minas Gerais. LINDO - mas agora a espectativa do cliente mudou. Ele quer algo melhor do que aquele primeiro... e assim vai. Foram longos 6 anos de trabalho em conjunto e muito próximo do cliente. Foram uns 5 anos surpriendendo o cliente e com o tempo nada mais que fosse feito era tão surpresa assim. Já tinhamos chegado em um ponto que tinhamos feito quase tudo... ai quando olho pra traz e vejo o que foi feito fico feliz, foram bons trabalhos executados.

Então, voltando na palestra do Nicke... é muito bom quando se tem liberdade para criar, quando o cliente confia e não interfere no trabalho. E lembrei da frase na faculdade, manter a média é MUITO mais dificil do que fazer UM trabalho perfeito. Então fiquei feliz por ver que por 9 anos a Bolt fez muitos projetos sensacionais e mantivemos a média de bons projetos. Mas agora precisa mudar... porque o mundo mudou... a internet mudou e as pessoas também... vem coisa nova por ai.

Falando em criatividade - vejam este projeto da FARFAR.